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23 de janeiro de 2012

Manual de Técnicas e Práticas para Gestão Econômica de Pequenas e Médias Empresas


por Prof Dr. Edgard Cornachione,
Profa. Dra.Luciane Reginato, 
Dr. Cláudio Parisi, 
Dr. Auster Nascimento, 
Ms. José Donizete Valentina

    As empresas em geral são criadas sob a perspectiva de obtenção de resultados econômicos que satisfaçam as expectativas de seus proprietários. Nessa direção, é natural supor que os seus objetivos sejam pautados na busca da eficácia, de forma a conduzirem-nas ao desenvolvimento e à prosperidade. Assim, espera-se que as empresas criadas a partir de iniciativas individuais cresçam de forma sistêmica e sustentável, sem riscos de interrupções de suas expectativas de continuidade, sejam elas pequenas, médias ou grandes.
    As pequenas e médias empresas precisam contemplar uma estrutura interna organizada, em que as pessoas atuem de forma alinhada e entrosada para poderem se desenvolver e crescer à medida que suas atuações se expandam ou, então, simplesmente se manter fortes e direcionadas. Para tanto, se torna indispensável a definição clara de objetivos e a adequada gestão de atividades e recursos empregados em sua atividade-fim, ou seja, de sua estrutura como um todo, bem como do ambiente em que atuam.
    Em ambientes de pequena e média empresas, geralmente não se inicia o negócio organizando o seu ambiente de forma planejada, ou tendo um processo de gestão claro e definido. Isso pode se dar pelo fato de seus proprietários ou gestores acreditarem que planejamentos, ou um processo de gestão mais formal, são úteis e necessários somente em estruturas maiores como as pertencentes às grandes empresas. Acredita-se, nesses casos, que práticas gerenciais, ferramentas de gestão, controle, etc. são cabíveis também para empresas menores, especialmente quando da expansão de seus negócios.
    Na verdade, essas empresas representam significativa parcela da economia nacional, não raro tendo larga experiência de atuação em ambientes de negócio complexos e dinâmicos. Assim, obviamente, as práticas de gestão disponíveis e usualmente utilizadas por grandes empresas não só são de indubitável utilidade como também devem ser empregadas nas gestões de pequenas e médias empresas.
É notável que tanto a academia quanto o mercado parecem oferecer subsídios gerenciais para as grandes empresas, não investindo forçadamente nas menores. A academia, de seu lado, se incumbe de pesquisar e desenvolver modelos e práticas empresariais, disponibilizados à sociedade por meio de livros, artigos científicos, entre outros; enquanto o mercado, nesse caso, pode ser representado por empresas de consultoria ofertantes de softwares que contém ferramentas de gestão e que, na maioria das vezes, apresentam custo elevado, inviabilizando as suas aplicações em empresas de pequeno porte.
    No intuito de preencher essas lacunas existentes, e na tentativa de levar à pequena e à média empresa práticas de gestão que até então são massiva e exclusivamente conhecidas e implementadas por grandes empresas, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, por meio de sua equipe formada por professores doutores em contabilidade e também profissionais desta área, inicia esse processo disponibilizando o primeiro manual de gestão econômica aplicado às pequenas e médias empresas. Este tende a ser o início de um processo de crescimento e desenvolvimento profissional da categoria contábil no Estado. A seguir serão apresentados o objetivo principal deste manual e os tópicos pertinentes ao assunto tratado.
 Fonte: http://www.crcsp.org.br/portal_novo/publicacoes/manuais_pmes/conteudo/m01.pdf

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