PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

11 de janeiro de 2012

Os impactos na atividade de Auditoria Independente com a introdução da Lei Sarbanes-Oxley



por Adriano Gomes da Silva,
Antonio Robles Junior.


Sucessivos escândalos de manipulação de demonstrações financeiras das companhias abertas nos Estados Unidos da América, nos anos recentes, motivaram suas autoridades reguladoras a promulgar a Lei Sarbanes-Oxley (Sox).
Essa estabeleceu um conjunto severo de regras às principais figuras envolvidas no  fundo corporativo, abarcando administradores, auditores, advogados e analistas de mercado. Aos auditores independentes foram destinadas regras específi cas que  introduziram novidades como a criação de órgão fi scalizador da profi ssão (PCAOB), novas regras de independência e renovadas normas de auditoria (auditing standards).
A pesquisa cobriu o objetivo principal de analisar os impactos (variáveis dependentes) percebidos pelos auditores independentes com a introdução da lei estadunidense (variável independente), utilizando como ferramenta a aplicação de um questionário. A metodologia de pesquisa combina revisão bibliográfi ca do tema e levantamento da percepção dos impactos da Sox pelos auditores independentes.
Para os pesquisados, a Sox aumentou a fi scalização sobre a profi ssão; agregou maior credibilidade às demonstrações fi nanceiras, ao trabalho de auditores e contadores e contribuiu para o aumento dos honorários de auditoria.


Fonte: http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/48/adriano-antonio-pg103a111.pdf

0 comentários:

Postar um comentário