PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

4 de janeiro de 2012

Uma revisão do Status da Prática de Contabilidade de Custos no Cenário Brasileiro: Evidências Empíricas de Pesquisas Regionais e Nacionais Interpretadas sob o Enfoque da Velha Economia



por Ademilson Rodrigues dos Santos,
Lauro Brito de Almeida


Estuda as características identificadas nos estudos sobre práticas de contabilidade de custos realizados no cenário brasileiro e os interpreta sob o enfoque da OIE. Realizou-se pesquisa bibliográfica e levantamento das pesquisas sobre práticas de contabilidade de custos, e análise descritiva dos resultados.
Constatou-se que diante das diferentes regiões em que as pesquisas foram empreendidas, diferentes setores econômicos e outras peculiaridades, os resultados indicam que as práticas contábeis gerenciais tradicionais predominam, mesmo com a evolução social, política, científica, tecnológica, educacional, argumentos comuns da Teoria Econômica Neoclássica para justificar a necessidade de as organizações empreenderem mudanças nos seus sistemas gerenciais.
As “modernas” práticas carecem de evidências empíricas que indiquem utilização mais expressiva no cenário nacional. Infere-se que a implementação de novas práticas gerenciais não pode ser entendida somente pela racionalidade da abordagem neoclássica, prática predominante nas pesquisas analisadas.
Conclui-se que a prática contábil gerencial pode ser melhor entendida como o resultado de processos (evolutivos) onde os hábitos e rotinas empreendidos dão coerência e significado à conduta organizacional por procedimentos institucionalizados convertendo-se com o tempo em uma parte aceita da atividade organizacional, inquestionável, segundo as disposições da OIE, contrário ao processo de mudança revolucionário (crítico) da economia neoclássica.



Fonte: http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos82008/545.pdf

0 comentários:

Postar um comentário