PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

21 de janeiro de 2012

Algumas Reflexões sobre Pesquisas Empiricas em Contabilidade


por Carlos Renato Theóphilo


O atual ambiente econômico e social caracteriza-se pela sua dinâmica e complexidade. Fatores como a competição, globalização dos mercados, consciência ecológica, distribuição de renda, entre outros, ganham ênfase e influenciam os diversos campos do conhecimento. Nesse contexto, a Contabilidade possui importância estratégica, por tratar de um produto cada vez mais valorizado – a informação.
 OS usuários tendem a tornar-se cada vez mais exigentes com relação à amplitude e qualidade das informações que lhe são fornecidas. Assim a intensificação da pesquisa cientifica constitui-se em um fator fundamental para que a Contabilidade possa manter-se permanentemente útil e ajustada a essas necessidades.
 Acredita-se que a pesquisa empírica caracterizada pela observação e experimentação, seja um dos instrumentos científicos que possa trazer maiores contribuições para o desenvolvimento do conhecimento contábil, preenchendo lacunas existentes na compreensão dos diversos fenômenos que o envolvem.
 Este artigo tem como objetivo contextualizar a Contabilidade no campo do conhecimento científico – enfocando sua natureza, métodos e propósitos, além de discutir as abordagens da teoria contábil e seu inter-relacionamento com a pesquisa. A partir de então, busca contribuir para a discussão sobre a necessidade de intensificar-se o emprego da pesquisa empírica nos estudos contábeis de maneira particular, trata-se da sua importância no estudo dos modelos decisórios dos usuários.


Fonte: 
http://www.planejamentotributario.ufc.br/artigo_Contabil_Reflexoes_Pesq_Empirica_Contab.pdf

0 comentários:

Postar um comentário