por Luana da Silva Coutinho ,
Luana Maria Delfino,
M.Sc., Welington Leoncio Costa
Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância de obter-se
vantagem competitiva
através de pessoas.
O avanço tecnológico influenciou as organizações a obterem um diferencial
competitivo, adequando-se aos novos requisitos do mercado.
Através da gestão do capital intelectual, as empresas conseguem
sobreviver nesse mercado turbulento. Percebe-se que nos últimos anos, o ser
humano vem sendo valorizado, deixando para trás a idéia de meros recursos.
Pois, as pessoas tornaram-se responsáveis por atingirem as metas e os objetivos
empresariais, a fim de alcançar o sucesso.
A Administração de Recursos Humanos percorreu um longo caminho até chegar
a Era da Informação. As organizações de hoje percebem que seu principal ativo
não é o financeiro e sim o humano, que é um capital difícil de ser
contabilizado, mas que dá a empresa um grande diferencial, ou seja, é
considerado como seu fator de competitividade.
Atualmente, com o avanço tecnológico, as informações percorrem em alta
velocidade, a cada minuto milhões de novas informações surgem, para que essas
informações não se percam elas precisam ser organizadas, ou seja,
transformarem-se em
conhecimentos. As organizações utilizam o conhecimento para
manterem-se competitivas.
O objetivo deste artigo é demonstrar que a competitividade
organizacional, pode se adquirir através de um processo de gestão do capital
intelectual.
O que as organizações querem é obter vantagem competitiva, mas não uma
vantagem que o seu concorrente possa obter facilmente. A disputa pelo mercado
cresce a cada instante, vencendo somente os melhores, os que têm as estratégias
bem definidas.
Não é fácil ter algo de difícil imitação, já que maquinários vendem em
qualquer lugar, os empresários querem além, pensando em desvendar o segredo do
sucesso, alguns estudiosos apontam como solução o investimento no ativo
intangível, ou seja, no capital intelectual. As pessoas são as fontes do
conhecimento, mas obter vantagem competitiva através de pessoas não é tão
simples como parece.
Para a elaboração deste artigo adotou-se como metodologia: quanto aos
meios – pesquisas bibliográficas e quanto aos fins - descritiva, a fim de
entender melhor sobre o assunto abordado.
Muitas empresas não valorizam o conhecimento de seus colaboradores, ainda
estão ligadas a Era Industrial, tendo como conseqüência pouca duração. Por
isso, as pessoas devem ser tratadas como seres dotados de características
pessoais e profissionais. As organizações devem reter o melhor de seus
colaboradores visando sempre o sucesso.
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