PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

8 de janeiro de 2012

Manual de Técnicas e Práticas de Gestão Estratégica de Custos nas Pequenas e Médias Empresas



por Dr.Miguel Juan Bacic, 
Dr. Evandir Megliorini, 
Dra. Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, 
Contador Nobuya Yomura

Este manual apresenta conceitos sobre a construção e utilização de modelos para análise de custos e para a tomada de decisões por gestores de pequenas e microempresas.
O CRC-SP adotou o lema: Contabilidade é uma Linguagem de Negócios. A interpretação das informações sobre a empresa, de forma a relacionálas com o ambiente concorrencial e com as políticas de negócios das empresas, é uma tarefa que oferece amplas oportunidades profissionais para os contadores e benefícios para seus clientes, dado que estarão recebendo o resultado de serviços com maior valor agregado. O uso das informações contábeis para análise das informações de custo e para a tomada de decisões é uma tarefa fundamental para apoiar a direção da empresa.
No caso das pequenas e microempresas, a direção é constituída, geralmente, por um proprietário(a), extremamente atarefado, que pouco ou nada conhece dessa “linguagem dos números” e pouco tempo tem para se dedicar a análises sobre os resultados de suas decisões. Agindo com base na intuição, aplica certas regras práticas (heurísticas) que aprendeu ao longo de sua vida. As informações sobre custos de produtos permitem dar um suporte com maior carga de racionalidade às decisões que o empresário deve tomar.
O contador pode atuar como consultor sobre temas de custos de suas empresas- clientes, fazendo uso das informações rotineiras que recebe quando realiza o processo de contabilização. Para tanto pode interpretar os resultados de custos, gerar informações e conteúdo que devem ser comunicadas para seus clientes. Os primeiros modelos interpretativos levarão à necessidade, dada a curiosidade do empresário, de obter novas informações sobre aspectos específicos dentro empresa, o que levará a criar modelos mais ricos e de maior capacidade analítica. Desta forma inicia-se um circulo virtuoso no qual melhores informações de custos e resultados levarão a melhores decisões, o que induzirá os empresários a demandar mais informações e de melhor qualidade, permitindo, assim, que os contadores gerem modelos ainda melhores.

 Fonte: http://www.crcsp.org.br/portal_novo/publicacoes/manuais_pmes/conteudo/m04.pdf

0 comentários:

Postar um comentário