PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

9 de janeiro de 2012

Gestão de Resultados e Accruals




por Manuel José Rodrigues da Cunha Pereira


Esta dissertação tem como objectivo a identificação de práticas de gestão de resultados, com base no estudo do comportamento de alguns “accruals” específicos com acentuado nível de discricionariedade presentes no normativo contabilístico nacional e internacional. Partindo de uma amostra de empresas cotadas no Euronext Lisboa no período de 2002 a 2004, este trabalho analisa os ajustamentos de dívidas a receber (provisões), as amortizações/depreciações de activos imobilizados e as existências (esta medida pela duração média das existências), com impacto directo nos resultados, bem como o tratamento contabilístico dos subsídios ao investimento, com impacto indirecto nos mesmos, e que altera de forma significativa, indicadores económico-financeiros, com reflexo na tomada de decisões dos stakeholders.
Este tema é de grande actualidade e objecto de grande atenção, quer do ponto de vista teórico, quer do ponto de vista empírico. Tem sido largamente estudado na comunidade académica internacional, com especial relevo por Dechow, P., que tem vindo a publicar, quer individualmente, quer em conjunto com outros investigadores, diversos estudos sobre as diferentes temáticas do problema, o último dos quais em Junho de 2008.
As perspectivas que a investigação tem seguido, têm ajudado a esclarecer e avaliar as mais variadas faces do problema: o desenvolvimento de técnicas de detecção e quantificação do grau de manipulação, as motivações dos gestores para aquelas práticas, os constrangimentos e as consequências da gestão de resultados, respondem de um modo geral às questões fundamentais retratadas na literatura e que se centram em quatro perguntas:
·         Há gestão de resultados?
·         Porquê?
·         Como é feita?
·         Quais são os seus efeitos?
A manipulação dos resultados tende a deixar um rasto na contabilidade. É nesta perspectiva que o meu trabalho se inscreve.


Fonte: 
http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/56169/2/Tese%20%20Gesto%20de%20Resultados%20e%20Accruals.pdf

0 comentários:

Postar um comentário