PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

1 de outubro de 2011

Informação Contábil: Usuário interno, externo e o conflito distributivo



por João Marcelo Alves Macêdo, 
Luiz Arthur Cavalcanti Pereira, 
Luiz Carlos Marques dos Anjos,
Dr. José Francisco Ribeiro Filho, 
Ph.D. Jorge Expedito de Gusmão Lopes, 
Daniel José Cardoso da Silva


Ao assumir perante a sociedade o papel de ciência social, a contabilidade inicia um caminho onde a mudança paradigmática será pujante. Entretanto muitas discussões precisam acontecer antes que ela dê esse passo de consolidação.

Neste contexto e por ela ser uma ciência provedora de informações, porém estas não apenas alimentam um grupo específico de usuários, pelo contrário, auxilia no arbitramento do conflito distributivo, é que trabalha-se a informação contábil como fonte perene deste processo.

Em decorrência desta constatação estruturamos nosso estudo, buscando evidências que perpassam pelo modo de assimilação informacional do usuário e posteriormente pela busca por entender qual o papel desempenhado pela Informação Contábil junto aos usuários internos e externos, auxiliando-os no arbitramento do conflito distributivo.

Diante deste constructo informacional edificado em meio a concepções difusas em relação ao fenômeno contábil, concluímos que a informação contábil direcionada às abordagens puramente econômica e sistêmica prejudica a exposição dos diversos prismas da contabilidade para sua observação, como resposta a necessidade social do arbitramento do conflito distributivo. Os envolvidos no processo contábil se confundem e assim exemplificam as influências e/ou variáveis exógenas e endógenas.


Fonte:

http://www.sergiomariz.com/mcc.uerj/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=66&Itemid=51

0 comentários:

Postar um comentário