PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

13 de outubro de 2011

O Controle e a Informação Contábil no Planejamento Tributário de uma pequena empresa para redução dos tributos e otimização dos lucros



por Nilton Facci


No cenário mundial, as Pequenas Empresas têm um papel fundamental na economia, sendo fontes fidedignas de renda e emprego. No Brasil, não é diferente; essas empresas contribuem maciçamente para a economia e possuem uma grande representatividade e responsabilidade no rol das empresas nacionais. Contudo, elas vivem em uma conjuntura onde a concorrência, a má gerência e a falta de controle e informações vêm afetando, bruscamente, a situação econômica e financeira destas empresas, as quais representam cerca de 98% das empresas brasileiras. Assim, é necessário que essas empresas se modernizem, buscando alternativas que minimizem os problemas encontrados em suas administrações. A utilização de controles e informações contábeis é uma forma de contribuir e garantir uma melhor gestão, pois serve como embasamento para auxiliar os pequenos empresários em suas decisões.

Conforme pesquisa efetuada por Costa (2004), um dos maiores problemas que ocorrem dentro das pequenas empresas, é a falta de conhecimento, por parte dos pequenos empresários, do que seja controle e informações contábeis e, principalmente, a confusão que eles fazem sobre o objetivo da Contabilidade e a Legislação Tributária, esquecendo-se que o fisco é apenas um usuário da contabilidade, e que o grande objetivo da mesma é fornecer informações para a tomada de decisões. Sendo assim, as informações e os controles contábeis têm um papel importante na administração das pequenas empresas, inclusive na gestão e no planejamento tributário, o que pode gerar redução nos gastos tributários, otimizando os lucros em determinados períodos. Estes fatos exigem que as pequenas empresas elaborem um planejamento tributário baseado nos controles e nas informações contábeis, o que as levará a melhores resultados, pois essa ferramenta não está apenas ao alcance das grandes empresas, mas, sim, de todas as pessoas que querem, de uma forma lícita, diminuir seus gastos tributários.

O presente trabalho foi efetuado por meio de um estudo de caso em uma pequena empresa que se utiliza desse instrumento para minimizar os gastos com impostos e otimizar seu lucro. O estudo feito de maneira prática envolve uma pequena empresa do setor comercial, cujo nome será omitido para preservar a integridade dessa empresa, uma vez que a mesma é uma sociedade limitada, não sendo obrigada a divulgar suas informações contábeis.


Fonte:
www.planejamentotributario.ufc.br/artigo_Planejamento_Tributario_Anais_Congresso_Tema_8.pdf

0 comentários:

Postar um comentário