PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

24 de outubro de 2011

A análise de Balanços e sua Relevância para as Empresas




por Gilmar Aurélio de Lima


A crise econômica de 1929 que culminou com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque decretou a falência de vários segmentos empresariais. A primeira manifestação da crise ocorreu no campo. Na medida em que as exportações diminuíam, os grandes proprietários não conseguiam saldar suas dívidas. Além disso, eram forçados a pagar altas taxas para armazenar o que produziam, acumulando dívidas que os levou, em massa, à falência.

A crise no campo refletiu-se nas cidades com o desabastecimento porque o poder de compra diminuía na medida em que a mecanização da indústria passou a gerar maior índice de desemprego; e ao mesmo tempo promoveu a falência de instituições  bancárias, que confiscavam as terras e ao mesmo tempo não recebiam os pagamentos dos industriais que não conseguiam vender sua produção.

Assim sendo, os bancos para garantir que o capital que seria emprestado fosse restituído com os devidos juros cobrados começaram a exigir que as empresas lhes apresentassem o balanço patrimonial e desenvolvem um instrumento denominado análise de balanços que permitiu medir com maior grau de precisão o risco envolvido na concessão de crédito para estas entidades.

Com o advento do mercado de capitais, as empresas conseguiram mais uma alternativa para financiar a expansão de seus negócios. Ações eram oferecidas, na bolsa de valores a qualquer pessoa que dispusesse de dinheiro e desejasse investi-lo na compra desses papéis. Entretanto para que a empresa pudesse vender suas ações, eram obrigadas a apresentar suas demonstrações contábeis devidamente analisadas e auditadas por auditores independentes. Esta medida visava proteger o capital aplicado pelo investidor.


Fonte: 
http://www.unianhanguera.edu.br/storage/web_aesa/portal_institucional/bibliotecas/biblioteca_virtual/publicacoes/463584_Gilmar_Aur%C3%A9lio_de_lima12.pdf

0 comentários:

Postar um comentário