PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

8 de outubro de 2011

A Classificação Científica da Contabilidade



por José A. Moura Aranha.

A Contabilidade na sua evolução histórica tem sido considerada arte, técnica de escrituração mercantil ou ciência. Observa-se nos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis, acadêmicos afirmando que a contabilidade é uma ciência exata, pelo fato, dela utilizar da Matemática para os seus fins, essa afirmação é também observada no meio profissional.

Há aqueles que vêem a contabilidade apenas como um instrumento de registro de fatos econômicos, não a considerando uma Ciência na sua essência, já que Ela possui objeto próprio, que é o patrimônio das entidades, e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, para solução de questões concretas.

O objetivo do presente artigo é evidenciá-la como ciência do patrimônio, e sua classificação dentro de um critério positivo nas ciências. 

A contabilidade tem sua origem nos primórdios da civilização humana, quando ainda não existia a escrita e o emprego da moeda como medida de troca era algo impensável.

Se pensarmos no cotidiano do homem primitivo, podemos imaginar a cena quando este se depara com mais um início do inverno, ao prelúdio da primeira neve ele recolhia seu rebanho para protegê-lo dos rigores do frio. Nesse ínterim, devido à ociosidade que as circunstâncias lhe impunham, este então, para ocupar-se, passa a contar seus animais separando uma pedrinha para cada um que possuía, uma vez que os números ainda não existiam.Da mesma forma, no inverno seguinte o processo se repetia, mas daí, já havia como comparar o rebanho do ano anterior com o atual, e verificar a variação havida no seu rebanho.

Fonte: http://www.neonconcursos.com.br/artigos/moura/Classifica%C3%A7%C3%A3o.pdf

0 comentários:

Postar um comentário