PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

22 de outubro de 2011

Manual de Técnicas e Práticas de Aplicação da Lei 11.638-07 nasa Pequenas e Médias Empresas


por  Tânia Regina Sordi Relvas,
Artemio Bertholini,
Contador Valdir Donizete Segato
CRCSP.ORG.BR


Com a promulgação da Lei nº 11.638/07, as normas contábeis brasileiras deverão ser elaboradas em consonância com os padrões internacionais de contabilidade adotados nos principais mercados de valores mobiliários (artigo 177). A referida lei também garantiu a segregação entre a contabilidade societária e a contabilidade para fins fiscais, de forma que, com a promulgação da Lei nº 11.941/08, foi instituído o Regime Tributário de Transição – RTT.

A principal característica das normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB1 (as chamadas “IFRS” - Internacional Financial Reporting Standards) é que elas são baseadas em princípios (principles-based standards) e voltadas para a essência econômica das transações, gerando normas contábeis genéricas e flexíveis.

As diferenças nos padrões de contabilidade entre os países contribuem para a assimetria de informações, prejudicando as decisões de investidores e credores (Beuren e Klann, 2009). E, como as informações contábeis constituem um importante instrumento de prestação de contas (accountability) das empresas para com os stakeholders e a sociedade como um todo, em última análise, a convergência contábil para as normas internacionais traz benefícios também no sentido de reduzir os custos de captação de recursos pelas empresas junto a credores e investidores. Isso é possível pela significativa redução da assimetria informacional em âmbito global, na medida em que as informações contábeis tornam-se mais fidedignas e mais comparáveis, permitindo reduzir incertezas.

Até agosto de 2010 o CPC2 emitiu e o CFC3 aprovou 444 pronunciamentos técnicos e diversas interpretações e orientações convergentes com as normas internacionais e, dentre eles, o Pronunciamento Técnico PME - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas. Assim, o principal objetivo do presente manual é orientar as pequenas e médias empresas em relação aos impactos da Lei 11.638/07, em especial na aplicação do pronunciamento CPC PME.

O evento da convergência das normas contábeis brasileiras para as normas internacionais, por si só, já constitui a principal justificativa para o presente projeto. E o acompanhamento do processo de convergência pelas pequenas e médias empresas tornou-se uma condição necessária. Contudo, diferentemente das práticas anteriores, as novas normas contábeis são baseadas em princípios e envolvem o exercício de julgamento.


Fonte: 

0 comentários:

Postar um comentário