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26 de outubro de 2011

Custos Indiretos: Um modelo quantitativo de Inferência


 

por Antônio André Cunha Callado,
Aldo Leonardo Cunha Callado


As organizações industriais, dentro de suas atribuições administrativas, precisam obter e
coordenar informações sobre estimativas de vendas, capacidade financeira, estoques, prazos de entrega e custos de fabricação. Estas informações são subsídios fundamentais para a elaboração de um planejamento da produção que possa explorar as potencialidades disponíveis no mercado.

A apropriação dos custos indiretos de fabricação aos diversos produtos se constitui num
dos principais aspectos estratégicos para uma organização industrial. Apropriações inadequadas podem prejudicar sensivelmente o comportamento das vendas de seus produtos e até reduzir sua participação relativa dentro do mercado.

A crescente competitividade, os reflexos da abertura de mercado para os produtos estrangeiros e a necessidade de otimizar resultados demandam procedimentos de apropriação de custos indiretos que tornem os preços dos diversos produtos fabricados mais competitivos e que explorem as tendências do mercado consumidor.

Este trabalho foi desenvolvido a partir da observação direta e acompanhamento das atividades operacionais de uma organização industrial que, dentre outros aspectos, produz noventa e cinco produtos diferentes que são comercializados em todos os Estados da região Nordeste e nos Estados do Pará e Amazonas. Está instalada no distrito industrial de uma capital nordestina, possui aproximadamente cem empregados. Três de seus produtos são responsáveis por mais de noventa por cento de seu faturamento mensal.

Outra característica peculiar desta organização industrial está relacionada ao seu processo produtivo que está montado dentro de um Layout industrial composto por uma única linha de fabricação. Deste modo, todos os produtos são fabricados com a mesma matéria-prima e sofrem os mesmos processos de transformação e acabamento percorrendo os mesmos caminhos de trabalho. Seus respectivos tempos de fabricação são utilizados como parâmetro diferencial para definir os preços de venda.



Fonte:
http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/7ff4db7574e364c803256ebc004add8c/8d38a77a6bf0d6ee83256f6c006272bd/$FILE/NT000A2386.pdf

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