PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

27 de outubro de 2011

Passivo Ambiental


por Co-Autoria: Lázaro Plácido Lisboa


Passivo ambiental representa o sacrifício de benefícios econômicos que serão realizados para a preservação, recuperação e proteção do meio ambiente de forma a permitir a compatibilidade entre o desenvolvimento econômico e o meio ecológico ou em decorrência de uma conduta inadequada em relação às questões ambientais.

O passivo ambiental se constitui no dia-a-dia em contrapartida às alterações ambientais provocadas pelas atividades econômicas desempenhadas pelas empresas de modo geral.

Entre as dificuldades apresentadas para o reconhecimento do passivo ambiental nas demonstrações contábeis estão a sim identificação no momento em que ocorrem e a mensuração do montante dos gastos necessários para saná-los. Na realidade as premissas contábeis básicas prevêem que todas as obrigações devem ser registradas ainda que por meio de estimativas, e na impossibilidade, os fatos que podem gerar o passivo ambiental devem estar mencionados em notas explicativas.

A importância da evidenciação está exatamente na utilidade da informação sobre a situação patrimonial da empresa. A omissão de fatos e montantes que sejam relevantes em relação ao patrimônio compromete seriamente o conjunto das informações apresentadas, dado que deixam de refletir a real condição da organização, podendo, portanto, conduzir a decisões errôneas.


0 comentários:

Postar um comentário