PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

12 de outubro de 2011

A importância das Economias e deseconomias de escala na análise de custos para a decisão



por Evandir Megliorini, José da Cunha Tavares


Uma empresa ao se instalar define uma capacidade de produção que seja adequada a uma demanda e que seja cambem suficiente para remunerar os investimentos realizados. À medida que essa demanda se expande e a empresa busca satisfazê-la, novos investimentos são implementados para uma capacidade maior. Esses diferentes níveis de capacidade interferem no comportamento do custo unitário dos produtos. E de se esperar que para quantidades maiores de produção, os custos unitários sejam menores.

A redução, no entanto, pode ser observada até que a empresa atinja o melhor nível operacional quando o crescimento da produção é superior ao crescimento dos custos, situação esta caracterizada por economias de escala e, a partir de então, os custos passam a ter um crescimento superior ao crescimento da produção, caracterizando deseconornias de escala. Nesse contexto, entender o comportamento dos custos em decorrência do aumento da quantidade produzida pode ter impacto significativo na tomada de decisões.
O presente artigo discute o comportamento do custo unitário na perspectiva de economias e deseconomias de escala, valendo-se, para isso, do enfoque qualitativo descritivo, tendo como suporte a pesquisa de natureza bibliográfica.

Entender o comportamento dos custos em decorrência de alterações do volume de produção pode contribuir para a tomada eficaz de decisões.

A classificação tradicional encontrada na literatura relacionando os custos com o volume de produção considera os custos pertencentes a dois grupos básicos: custos variáveis e custos fixos. Os custos classificados como variáveis oscilam de acordo com mudanças no volume, enquanto os custos fixos permanecem constantes quando os níveis de produção aumentam ou diminuem.

Essa classificação é encontrada na literatura contábil, econômica, financeira e de produção, e todas relacionam o comportamento dos custos ao volume de produção que a empresa está operando. Tal volume situa-se dentro de unia certa capacidade instalada, que os autores denominam "intervalo de variação relevante". Sobre esse intervalo, Atkinson et aL (2000, p-190) dizem tratar-se de um "Intervalo entre níveis de produção dentro do qual a classificação de um custo como fixo ou variável é apropriada."

Nesse contexto, uma decisão que envolva custos deve ser precedida de uma cuidadosa análise relativa ao seu comportamento. A primeira vista, quanto maior o volume de produção, espera-se que menor seja o custo por unidade de um produto- Se a decisão decorrer de um aumento de produção, com a expectativa de um custo menor, poderia o gestor sentir-se confortável para decidir sobre redução de preços ou então, oferecer descontos, por exemplo.

É nesse ponto que reside o objetivo deste trabalho - discutir a necessidade da compreensão do comportamento dos custos diante de alterações no volume de produção, uma vez que dentro de um intervalo de capacidade instalada ocorrem economias e deseconomias de escala. A situação descrita acima se repete quando se passa de um intervalo de capacidade para um outro maior.

Este trabalho consiste em um estudo qualitativo descritivo, cujo objetivo é discorrer sobre a importância das economias e deseconomias de escala na análise de custos utilizada no processo decisório.

A discussão baseia-se na pesquisa bibliográfica- Conforme Cervo e Bervian (2002, p, 65), "A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referencias teóricas publicadas [,..]", Para Lakatos e Marconi (1994, p- 183), a pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que foi escrito sobre o assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem.


Fonte: 
http://www.uninove.br/PDFs/Publicacoes/cadernos_posgraduacao/cadernosv4n1adm/cdposv4n1adm_2h01.pdf





0 comentários:

Postar um comentário