PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

29 de outubro de 2011

Manual de Técnias e Práticas de Consultoria Contábil junto a Pequenas e Médias Empresas


por Masayuki Nakagawa,
Roberto Fernandes dos Santos,
Edison Castilho,
Contador Gildo Freire de Araújo.

No presente Manual de Técnicas e Práticas de Consultoria Contábil a atividade profissional de consultor contábil será tratada como um método10 de aconselhamentos e auxílios práticos para as empresas que desejam implementar com sucesso estratégias11 de contínuo crescimento com sustentabilidade, rentabilidade, e, sobretudo accountability12, criando valor e plena satisfação e suporte de seus investidores e stakeholders.

Os aconselhamentos e auxílios práticos prestados pelo contabilista em sua atividade de consultoria contábil terão como objetivo otimizar o desempenho (performance) ou Governança do Negócio da empresa, no contexto do modelo de Governança Empresarial desenvolvido pelo IFAC13.

Segundo Mattessich14 (1995) e Riahi-Belkaoui15 (2000, 63-64), a compreensão da contabilidade como uma verdadeira commodity possibilitará ao consultor contábil enxergar características e atributos inovadores, que serão de extrema relevância para o efetivo exercício do contabilista na área da consultoria contábil.

O capítulo referente à Abordagem Sociológica da Teoria da Contabilidade a que se refere Iudicibus16 (2009, 9) evidencia a maneira como a contabilidade poderá contribuir para o bem estar (welfare) dos cidadãos. Acreditamos que essa abordagem contribuirá fortemente para a visibilidade social da contabilidade e, por conseqüência, para a visibilidade social do contabilista como consultor contábil.


Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário