PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

7 de outubro de 2011

Mensuração e Contabilização dos Recursos Humanos




por Claudia Beltrame.
Ilse Maria Beuren.



A contabilidade tradicional trata os diversos recursos disponíveis como um ativo, evidenciando-os em seus relatórios financeiros. Porém, o capital humano adquirido ou desenvolvido na empresa é ignorado em seus registros e evidenciações.

Tudo que uma empresa investe em recursos humanos, como por exemplo, gastos com recrutamento, treinamento, cursos etc., que contribuem para a formação do capital humano da empresa, são reconhecidos e contabilizados como despesa. Esse tratamento contábil não permite que um investidor tenha conhecimento do retorno dos recursos que foram aplicados nos mesmos.

A divulgação dos investimentos em recursos humanos é muito importante. Essas informações são preciosas, especialmente na utilização e análise dos relatórios contábeis
pelos usuários dessas informações.

Portanto, faz-se necessário buscar uma forma mais apropriada para a contabilização dos recursos humanos da empresa, não os registrando diretamente como despesa. Neste sentido, este artigo objetiva discutir técnicas de mensuração dos custos e da contabilização dos recursos humanos de uma organização.

De acordo com PACHECO (1996; p.34), “a Contabilidade de Recursos Humanos desenvolveu-se de uma tradição de gerenciamento de pessoal conhecida como escola de
recursos humanos, que é baseada na premissa de que pessoas são recursos organizacionais valiosos e, portanto, devem ser gerenciados como tal”. Continuando, o autor diz que a contabilidade de recursos humanos apresenta duas funções de utilidade para o gerenciamento de pessoal: a Contabilidade de Custos de Recursos Humanos, que se preocupa em medir os investimentos em recursos humanos; e a Contabilidade de Valor em Recursos Humanos, que se preocupa com o valor econômico das pessoas em relação a uma organização.

Portanto, uma das principais funções da Contabilidade de Recursos Humanos é fornecer informações para tomar decisões sobre pessoal, desde a contratação até o treinamento e avaliação dos recursos humanos, facilitando, assim, a mensuração, em termos monetários, dos investimentos aplicados em recursos humanos. Outra função consiste na determinação do valor econômico das pessoas, entendendo valor econômico das pessoas como os investimentos feitos em funcionários e a reversão desses investimentos em benefício para a empresa.

Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART520.pdf

0 comentários:

Postar um comentário