PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

28 de outubro de 2011

Uma reflexão sobre a teoria dos passivos



por Walber Monteiro de Almeida


Pretende-se com este trabalho abordar, num contexto teórico, as definições, características, classificações, critérios de mensuração, reconhecimento e encerramento dos passivos, bem como diferenciá-los de Patrimônio Líquido. Para tanto, será utilizado como fonte de consulta as normas e pronunciamentos emitidos por órgãos nacionais e internacionais, tais como: FASB, IASB e IBRACON, e comentários de autores consagrados em Teoria da Contabilidade. No entanto, não é o objetivo do trabalho esgotar tal assunto, e sim contribuir para a Ciência Contábil, inclusive ensejar a discussão em relação à classificação de operações polêmicas como os Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida.

Durante muitos anos, o passivo1 foi considerado o “patinho feio” da contabilidade. Comprava-se um bem a prazo e registrava-o como ativo, e secundariamente, reconhecia-se o passivo, ou seja, o seu registro era realizado apenas quando envolvia compras a prazo, ou até mesmo, obrigações por pagamento de impostos.

Embora, no passado, tenha ocorrido fatos relativos à avaliação e mensuração de ativos, como no ano de 2001, quando o CMN emitiu a Circular nº 3.068 sobre avaliação e registro a valor presente dos Títulos e Valores Mobiliários nas instituições financeiras, dependendo da intenção da administração em manter tais títulos. Concomitantemente à conscientização da necessidade de reconhecer os ativos, surge também a dos passivos, com operações que possuem características de dívida e de participação acionária, são os Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida. Além destes, existem outros cujo pagamento irá ocorrer no futuro, mas já representam uma obrigação presente, como é o caso dos planos de pensão que após a Deliberação da CVM nº 371 de 2000, que aprovou a NPC 26 do IBRACON – Contabilização de Benefícios a Empregados, as empresas passaram a registrar tais obrigações.



Fonte: http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/viewFile/53/53

0 comentários:

Postar um comentário