PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

11 de outubro de 2011

Consolidação e Divulgação da Teoria Contábil: Contribuição de Hendriksen e Van Bredas



por Clóvis Antônio Kronbauer
 
Um dos objetivos da regulação contábil é encontrar um adequado suporte teórico para as regras que regem a prática, afastando, desta forma, deduções irracionais ou meramente apoiadas em critérios tais como a aceitação generalizada de uma norma. Assim, ao estabelecer os fundamentos conceituais nos quais se apoia a elaboração de informações fi nanceiras, se estabelece um itinerário lógico e dedutivo que guia, sequencial e organizadamente, a prática contábil (Iudícibus, 2006).

O grande desenvolvimento do mercado de capitais norte-americano no início do Século XX, causado, em grande parte, pela ascensão das grandes companhias, impulsionou o crescimento da bolsa de valores de Nova Iorque. Contudo, a grande crise de 1929, que causou um abalo sem precedentes no mercado de capitais, e o consequente crash na principal bolsa norte-americana, evidenciaram a necessidade da regulação do mercado e da padronização das práticas contábeis. Essa necessidade regulatória impulsionou a pesquisa contábil nos Estados Unidos, e, desta, surgiram os princípios contábeis ampla e geralmente aceitos e toda normativa contábil norte-americana, cuja responsabilidade de emissão se encontra, hoje, a cargo do Financial Accounting Standards Board (FASB) (Schmidt, 2000).

A pesquisa contábil desenvolvida pelos pesquisadores norte-americanos, além de gerar
normas contábeis, origina um conhecimento teórico até então pouco explorado, em relação à prática contábil. Todo este arcabouço conceitual está reunido na obra de Hendriksen e Van Breda, que teve sua primeira publicação no ano de 1965, pela Richard d. Irwin, Inc. A obra Accounting Theory, objeto deste comentário, tornou-se um referencial para contadores e pesquisadores da área no mundo todo e foi traduzido para vários idiomas, como o Espanhol e o Português, por exemplo.

Nos países latino-americanos, nos quais a pesquisa contábil está em fase de desenvolvimento, como é o caso de Brasil e do México, a Teoria da Contabilidade dos autores citados transformou-se em um guia presente em dissertações, teses e artigos, especialmente naqueles que se ocupam de temas relacionados à elaboração e divulgação de informações contábeis para usuários externos.


Fonte: http://www.base.unisinos.br/pdf/75.pdf



0 comentários:

Postar um comentário