PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

18 de outubro de 2011

A Demonstração do Valor Adicionado sob um nova perspectiva



por Flávia Zóboli Dalmácio,
Luciene Laurett Rangel,
Silvania Neris Nossa


Diante de uma nova realidade econômica no Brasil, da globalização dos mercados e da evolução dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, começou a se pensar na reformulação da Lei nº 6.404/76. Esta reformulação buscava, entre outros objetivos, a qualidade das informações contábeis e a redução das dificuldades de interpretação dessas informações (BRASIL, 2001).

Uma das alterações propostas era a introdução de uma nova demonstração – a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) – como parte integrante das Demonstrações Contábeis. Esta alteração, no entanto, não foi contemplada pela Lei nº 10.303, de 31 de outubro de 2001, que altera e acrescenta dispositivos na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, que dispõe sobre as Sociedades por Ações.

No Brasil, portanto, atualmente, ainda não há a obrigatoriedade de publicação da DVA e nem existem normas e procedimentos contábeis que regulamentem a sua forma de elaboração e apresentação.

Entretanto, qualquer que seja a estrutura da DVA, podem surgir limitações, pois sempre se buscará evidenciar nela, informações de finalidades genéricas e que atendam às exigências do maior número possível de usuários. De maneira geral, existe uma restrição natural informacional dos modelos de demonstrações contábeis.

Fonte: http://www.fucape.br/_admin/upload/prod_cientifica/prod_67_a_dva.pdf

0 comentários:

Postar um comentário