por Ronaldo de Castro
O tema desta pesquisa: As Novas Tecnologias na Educação do Ensino
Superior, pretende apresentar as novas tecnologias que estão sendo inseridas na
educação do ensino superior, as novas ferramentas de ensino e suas
contribuições para o desenvolvimento do campo do conhecimento acadêmico, sendo
que a arte da educação, destacando a do Brasil, esta cheia de inovações e
transformações que trazem mudanças significativas e positivas no ensino
Brasileiro.
Hoje temos uma necessidade ainda mais intensa da educação continuada
dos docentes, e a formação inicial dos mesmos requer cuidados especiais,
visando uma melhora significativa em salas de aula.
Entretanto, vale apena destacar que há alguns anos atrás, falar de
ensino on-line, ou a distância, em nível superior, usando um computador, era
uma iguaria para poucos, bem poucos; hoje a difusão dessas tecnologias, o baixo
custo dos microcomputadores, a inclusão digital, tem tornado essas novas
tendências acessíveis às classes C e D da sociedade Brasileira, onde pode ser
destacado o baixo custo para o estudante/ universidade, visto que não é
necessário disposição de sala de aula e ou professores presenciais, podendo
quase tudo ser resolvido on-line, sendo que as principais avaliações devem ser
realizadas “In Loco”. Não é possível descartar o “In Loco”, mas o virtual pode
auxiliar a otimizar o presencial quando da realização deste.
Mas quais as ferramentas disponíveis hoje nas novas tecnologias, para
a Educação? Como poderão ser utilizadas de forma eficaz e customizadas, para
evitar que excluam ao invés de incluir os aspirantes à educação superior desse
universo vasto?
Como tornar viável a aplicação dessas novas tecnologias nas
universidades que atendem às classes C e D e não apenas nas que atendem as
Classes A e B?
O objetivo desta pesquisa é demonstrar que o uso das novas tecnologias
na Docência Superior proporciona o desenvolvimento dos alunos e dos
professores. A soma dessas duas metodologias, tradicional e tecnológica de
ensino, vem preenchendo a lacuna que causa a distância entre o Mestre e o
Aprendiz, contribuindo para a construção continua do conhecimento.
A presente pesquisa, está baseada em consulta bibliográfica e busca
esclarecer as mudanças que as Novas Tecnologias ocasionaram na Educação do
Ensino Superior, suas contribuições e inovações para a formação continuada do
corpo Docente e seus reflexos na sala de aula e as contribuições da educação à
distância em todo território nacional.
Fonte: http://issuu.com/ronaldo.de.castro/docs/000032_-_as_novas_tecnologias_na_educa__o_do_ensin?mode=window&viewMode=singlePage
Fonte: http://issuu.com/ronaldo.de.castro/docs/000032_-_as_novas_tecnologias_na_educa__o_do_ensin?mode=window&viewMode=singlePage
0 comentários:
Postar um comentário