PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

30 de outubro de 2011

As Novas Tecnologias na Educação do Ensino Superior


por Ronaldo de Castro

O tema desta pesquisa: As Novas Tecnologias na Educação do Ensino Superior, pretende apresentar as novas tecnologias que estão sendo inseridas na educação do ensino superior, as novas ferramentas de ensino e suas contribuições para o desenvolvimento do campo do conhecimento acadêmico, sendo que a arte da educação, destacando a do Brasil, esta cheia de inovações e transformações que trazem mudanças significativas e positivas no ensino Brasileiro.

Hoje temos uma necessidade ainda mais intensa da educação continuada dos docentes, e a formação inicial dos mesmos requer cuidados especiais, visando uma melhora significativa em salas de aula.

Entretanto, vale apena destacar que há alguns anos atrás, falar de ensino on-line, ou a distância, em nível superior, usando um computador, era uma iguaria para poucos, bem poucos; hoje a difusão dessas tecnologias, o baixo custo dos microcomputadores, a inclusão digital, tem tornado essas novas tendências acessíveis às classes C e D da sociedade Brasileira, onde pode ser destacado o baixo custo para o estudante/ universidade, visto que não é necessário disposição de sala de aula e ou professores presenciais, podendo quase tudo ser resolvido on-line, sendo que as principais avaliações devem ser realizadas “In Loco”. Não é possível descartar o “In Loco”, mas o virtual pode auxiliar a otimizar o presencial quando da realização deste.

Mas quais as ferramentas disponíveis hoje nas novas tecnologias, para a Educação? Como poderão ser utilizadas de forma eficaz e customizadas, para evitar que excluam ao invés de incluir os aspirantes à educação superior desse universo vasto?

Como tornar viável a aplicação dessas novas tecnologias nas universidades que atendem às classes C e D e não apenas nas que atendem as Classes A e B?

O objetivo desta pesquisa é demonstrar que o uso das novas tecnologias na Docência Superior proporciona o desenvolvimento dos alunos e dos professores. A soma dessas duas metodologias, tradicional e tecnológica de ensino, vem preenchendo a lacuna que causa a distância entre o Mestre e o Aprendiz, contribuindo para a construção continua do conhecimento.

A presente pesquisa, está baseada em consulta bibliográfica e busca esclarecer as mudanças que as Novas Tecnologias ocasionaram na Educação do Ensino Superior, suas contribuições e inovações para a formação continuada do corpo Docente e seus reflexos na sala de aula e as contribuições da educação à distância em todo território nacional.


Fonte: http://issuu.com/ronaldo.de.castro/docs/000032_-_as_novas_tecnologias_na_educa__o_do_ensin?mode=window&viewMode=singlePage

0 comentários:

Postar um comentário