PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

17 de outubro de 2011

Planos Economicos desde 1980


por Ronaldo de Castro


O tema desta pesquisa tratará sobre Os planos Econômicos do Brasil a partir de 1980, onde será abordada, a crise inflacionária e as medidas governamentais para saná-la.
Podemos destacar que após anos de ditadura militar o Brasil, tem sua última eleição indireta de um candidato civil e em 1985 chega ao fim o Regime Militar Ditatorial Brasileiro. Todavia a completa transição para a democracia ocorre apenas em 1988, no governo do Presidente José Sarney, com a promulgação da Nova Constituição Brasileira por uma Assembléia Constituinte.

Mas quando volta aos padrões da Democracia a Nação encontra-se degrada com graves problemas sociais e econômicos, e uma inflação galopante, com o crescente endividamento externo e interno.

Medidas para sanear tais problemáticas da sociedade vêm com os governos de José Sarney e Fernando Collor de Melo, onde sete planos econômicos consecutivos são implantados na tentativa de frear e reduzir a inflação, são eles: Cruzado (1986), Cruzadinho (meados de 1986), Cruzado II (final de 1986), Bresser (junho/1987), Verão (01/1989, Collor (03/1990), Collor 2 (01/1991). Com sucessivos fracassos pela má condução desses planos, agravou ainda mais o problema inflacionário, tendo o Brasil uma hiperinflação, com sua moeda desvalorizada em três decimais por duas vezes em um período de três anos

Com o plano Brasil novo, repleto de erros, foi que a economia do Brasil teve abertura para o comércio exterior. O principal problema nessa época foi à forma como foi implantado, bruscamente, com descaso de empresas nacionais cuja produtividade era baixa, e com isso não tinham condições de competir frente ao que estava chegando e como conseqüência muitas faliram. Porém houve as que sobreviveram e para isso tiveram que adotar medidas de aumento na produção para que pudessem garantir sua continuidade, e, após esse período de adaptação, o cenário caótico tornou-se propício para que o Plano Real fosse implantado e conseguisse conter a hiperinflação instaurada na economia.

E assim em 1994, é elaborado e implantado o Plano Real, durante o Governo do então Presidente Itamar Franco, que teve sua continuidade e manutenção no governo dos Presidentes Fernando Henrique Cardoso e posteriormente pelo Presidente hoje em exercício Luiz Inácio Lula da Silva.

Foi com a implantação do Plano Real que o Brasil passou a ter uma relativa estabilidade monetária, que vem resistindo às sucessivas crises dos mercados internacionais.
O objetivo proposto é explanar sobre a economia brasileira a partir do ano de 1980 até a atualidade.

O objetivo geral é uma abordagem do período econômico caótico inflacionário no Brasil a desde o ano de 1980 bem como as medidas governamentais para restaurar a homogeneidade e sobriedade na economia.

No capítulo 1, iremos tratar sobre tema da Inflação, bem como os tipos que podemos classificar. No capítulo 2, explanaremos sobre os planos econômicos adotados no período de abrangência dessa pesquisa, seus erros e acertos. No capítulo 3, faremos destaque para o Plano Real, o qual vigora até hoje, e que sanou o problema hiperinflacionário da nação. Esta pesquisa basear-se-á em fontes bibliográficas, e consultas de Sites da Internet.


Fonte:
http://issuu.com/ronaldo.de.castro/docs/planos_economicos_desde_1980?mode=window&viewMode=singlePage

0 comentários:

Postar um comentário